Base Sólida e Relações Não-mono


 Eu estava lendo um texto sobre não-monogamia e era muito legal, apesar de alguns pontos que me saltavam à consciência como uma alfinetada de moralismo e quando chegava ao final o autor dizia que ele mesmo gostaria de conhecer melhor a não-monogamia, mas preferia ter uma base sólida com uma parceira primária antes de abrir.

 Já tem um tempo que me incomoda tanto texto sobre Não-monogamia(NM) escrito por gente que não tem uma plena vivência de relação NM pois sempre têm pontos que não condizem com a realidade de quem se encontrou nos modelos NM de relação. Daí a importância de um movimento como a Não-monogamia Política. Fica notável a diferença entre pessoas que buscam se relacionar de forma não-hierárquica, aquele casal padrãozinho que tem um fetiche de swing e também a escala de cinza e cores entre esses dois extremos.


 E esse é um ponto que eu quero voltar num outro texto, que fale melhor dessas estruturas. Por hora eu quero voltar pra ideia de base sólida. E que base é essa? Que segurança é essa que uma relação primária oferece? Eu vejo como uma segurança emocional de continuidade do afeto, do amparo nas questões da vida. E existe uma segurança na manutenção de frequência sexual também. 

 A gente cresce ensinado que é mais fácil centralizar essa expectativa de segurança numa pessoa só e isso é muito enraizado no inconsciente coletivo da nossa sociedade. Que é mais simples o contrato mútuo em que um centraliza no outro todas suas necessidades e expectativas de continuidade do afeto físico, mental e até espiritual. E mais simples que os dois criem as mesmas expectativas tiradas dos mesmos ideais monogâmicos. 

 Eu, particularmente, não conheci a pessoa que escreveu essa tal da monogamia. Ela também não me conheceu, porque a monogamia tá aí tem muito tempo antes de eu nascer. Então eu gosto muito dessa coisa de me descobrir Não-mono porque eu me descobri mesmo! A prática NM mudou como eu me relaciono com o mundo, a vida e todas as pessoas. Isso só aconteceu pois a Monogamia dita como o indivíduo deve se relacionar com tudo isso e tudo isso foi revisado nas minhas experiências de vida enquanto pessoa não-monogâmica. Um fetiche é um campo da vida, um modelo de relacionamento é como você lida com a sua vida inteira.


 Eu já centralizei minha vida toda nas relações monogâmicas, vivi os confortos e dores disso. Há 4 anos e meio eu abri uma relação monogâmica e essa relação ainda existe com muito Amor e carinho, nós simplesmente nos encontramos na forma não-mono de se relacionar conosco e com os outros. Hoje eu possuo outras relações e e as pessoas que eu me relaciono são autônomas e têm seus próprios afetos também.
 Nesses 4 anos e meio eu passei por muita coisa, meus valores monogâmicos foram todos questionados, e eu vivi, igualmente, os confortos e dores das minhas relações não-monogâmicas. Quem me conhece sabe as maravilhas e os perrengues que eu passei.

 Fato é que caiu por terra a noção tradicional de que "base sólida" é uma única pessoa onde você centraliza suas expectativas de segurança na vida.

 Hoje, quando eu penso em base emocional sólida, é por toda uma rede de afetos que meu coração se sente amparado. Essa rede de afetos passa pelas minhas relações afetivo-sexuais, pelas minhas amizades de infância, pelas amizades fortes dos últimos anos, pela minha família, pelas minhas amizades de trabalho, pela arte e por mim! Passa pelo meu afeto por mim, é importante que se cultive afeto por si em pé de igualdade do cultivo de afeto pelos outros, mesmo que cada coisa floresça diferente.

 É tipo... Amar a ao próximo como a si mesmo! Ouvi alguém falar por aí e achei legal, mas não é de minha autoria não. 


 Essa é a primeira postagem desse blog, eu volto numa próxima, não sei quando. 

 Um beijo, meus amores.


-Bruno Lobão

Comentários

  1. "Passa pelo meu afeto por mim, é importante que se cultive afeto por si em pé de igualdade do cultivo de afeto pelos outros, mesmo que cada coisa floresça diferente." AÍ SIM

    ResponderExcluir
  2. Esse tal do capitalismo que quer moldar até a forma dos nossos afetos, veja só rs Resistamos! <3

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog